O Speedy, serviço de banda larga da Telefônica, está com problemas nesta quinta-feira (2). Segundo a central de atendimento ao cliente da companhia telefônica, o problema deve ser resolvido em um prazo de 5 horas.
Nos últimos meses, o Speedy tem enfrentado panes recorrentes, o que já havia feito com que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) proibisse a empresa de vender novas assinaturas, até que implemente medidas para melhorar o sistema. A Telefônica já apresentou à agência um plano sobre o assunto.
Em contato com a central de atendimento, a reportagem da Folha Online esperou durante 10 minutos e 28 segundos até, finalmente, ser atendida. O funcionário da empresa informou que, além do Speedy, há problemas com a distribuição da central de atendimento da Telefônica.
O problema informado refere-se à autenticação do serviço de internet. A manutenção do Speedy, de acordo com a companhia e com internautas no serviço de microblogs Twitter, ocorre em todo o Estado de São Paulo.
Hoje, o MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo) recomendou que a Telefônica deixe de cobrar de seus clientes a multa pelo cancelamento do Speedy. Segundo a instituição, a recomendação foi feita em razão de a empresa não ter conseguido manter a qualidade do serviço.
No último dia 26, a empresa apresentou um plano de R$ 70 milhões, em três etapas, como forma de melhorar o sistema do Speedy. O valor se refere a uma antecipação do orçamento previsto para 2009, de R$ 750 milhões, para cumprir o cronograma da Anatel. Em 2008, foram investidos R$ 500 milhões em redes de dados.
Entre as iniciativas a serem adotadas na primeira fase está, por exemplo, a ampliação da capacidade de escoamento do tráfego para sítios e saídas alocados fora do país, por meio da ampliação dos cabos submarinos (denominados "tool gates").
Outro objetivo é dobrar a capacidade dos equipamentos de DNS (que transformam o endereço alfabético digitado pelo usuário em um número).
Na avaliação do presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, com esses investimentos "praticamente não haverá degradação da rede" (queda e lentidão no tráfego). Valente reconheceu ainda que é necessário melhorar o atendimento ao cliente.
Fonte: FOLHA
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