Os casos de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- no Reino Unido podem alcançar os 100 mil por dia no final de agosto, afirmou nesta quinta-feira o ministro da Saúde britânico, Andy Burnham.
Em uma declaração à Câmara dos Comuns, ele disse que até agora 7.447 pessoas contraíram a doença, mas que na última semana houve um aumento considerável.
"Os casos estão duplicando a cada semana e com esse ritmo poderemos ter mais de 100 mil casos por dia no final de agosto", afirmou.
"Nossos esforços durante a fase de contenção nos permitiu contar com um tempo valioso para aprender mais sobre o vírus", disse o ministro.
No entanto, ele afirmou que o governo sempre soube que "seria impossível conter o vírus indefinidamente e em algum momento precisaríamos passar da contenção ao tratamento".
"Chegamos ao próximo passo de controle da enfermidade. Em nível nacional, passaremos ao tratamento dos casos de gripe [suína]", disse.
Segundo Burnham, o governo firmou contratos para a compra da vacina da gripe A que permitirá atender a toda a população. As primeiras doses estarão disponíveis no próximo mês.
Medidas
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, informou nesta segunda-feira que o Reino Unido está preparado para enfrentar a expansão do vírus da gripe suína e assegurou que o governo tomará todas as medidas necessárias.
Para conter a doença, as autoridades sanitárias decidiram, por exemplo, o fechamento de escolas.
Até agora, foram confirmadas três mortes no Reino Unido causadas pela gripe suína --uma mulher grávida, um idoso e uma criança de nove anos.
Fontes: Efe - Reuters - Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário