Discussão sobre vacinação
Os especialistas dos serviços de saúde e vacinação dos Estados Unidos marcaram para 29 de julho uma "reunião de emergência", que terá o objetivo de elaborar um plano de vacinação contra a gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1). O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela diretora do Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias, Anne Schuchat, que integra o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.
Os especialistas "debaterão sobre o tipo de populações que serão beneficiadas com a campanha de imunização da vacina A/H1N1 2009", afirmou.
Os laboratórios farmacêuticos de todo o mundo estão na primeira fase de desenvolvimento de uma vacina contra o vírus, e não é certo que ela esteja disponível a tempo e em quantidade suficiente quando a temporada da gripe voltar ao hemisfério norte.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) prevê que a vacina estará no mercado em setembro.
Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, anunciou na semana passada que testes clínicos estavam previstos já no mês de agosto para um projeto de vacina contra a gripe suína.
Os testes devem demorar "vários meses", e têm como objetivo determinar se a vacina é eficiente e não apresenta nenhum risco para a saúde, assim como a dosagem apropriada.
Segundo os CDC, 263 pessoas morreram da gripe suína nos Estados Unidos, um país que tem cerca de 40 mil infectados.
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1.
Fontes: FOLHA - Agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário