Russo elogia postura da nova administração dos EUA. Presidente americano visita Moscou, na semana que vem
MOSCOU - O presidente russo, Dmitri Medvedev, propôs nesta quinta-feira, 2, aos Estados Unidos que deixe de lado as rivalidades que quase fizeram as relações entre os dois países retrocederem "aos níveis da Guerra Fria", às vésperas da primeira visita à Rússia de seu colega americano, Barack Obama. "Esta não é a hora de discutir quem é mais difícil e quem é mais duro. A crise global é um desafio comum diante do qual todos somos absolutamente iguais", escreveu Medvedev em seu blog (http://blog.kremlin.ru).
Para o chefe de Estado russo, Moscou e Washington "estão obrigados a melhorar suas relações para, por meio de esforços conjuntos, solucionar os vários problemas que o mundo enfrenta". "É preciso admitir que, nos últimos anos, as relações se deterioraram. Crise de confiança, falta de ação e de vontade de tomar decisões (...). As relações entre Rússia e EUA retrocederam quase ao nível (da época) da Guerra Fria", disse.
No entanto, "a nova Administração americana, liderada pelo presidente Obama, mostra-se disposta a mudar a situação, a construir relações mais efetivas, mais confiáveis e, afinal de contas, mais modernas". "Nós estamos dispostos a isso. Há problemas que não podem ser solucionados (...) de maneira unilateral. Falamos, principalmente, da segurança internacional: da luta contra o terrorismo, o extremismo, a proliferação de armas de destruição em massa", acrescentou.
Medvedev ressaltou ainda que a "relação entre as duas potências influencia indefectivelmente em como será o mundo nas próximas décadas". Por isso, disse, "só podemos progredir por um caminho: o caminho do consenso. A Rússia só agora começa a solucionar os problemas em sua economia e, pela primeira vez em muitos anos, os EUA se depararam com uma crise de tal magnitude".
O presidente russo também escreveu que as relações pessoais entre os chefes de Estado não podem ser "subestimadas" e que acredita nos "resultados" das conversas que terá com Obama. "Rússia e EUA precisam de novos projetos comuns de cooperação. Espero que o desejo sincero de abrir uma nova página nas relações entre Rússia e EUA se torne realidade e, certamente, traga benefícios a nossos países e ao mundo todo", afirmou Medvedev.
Obama, que pouco após chegar à Casa Branca fez votos por um novo recomeço nas relações com Moscou, fará sua primeira visita à Rússia entre 6 e 8 de julho.
Siga o BGN pelo Twitter
Fonte: Efe
Nenhum comentário:
Postar um comentário