Assista, ao vivo, à sexta tentativa de lançamento.
Foto de satélite mais recente - Cortesia: Google Earth
Cada depto está dando o ok. Acho que desta vez vai!!!!!!
Acompanhe o rastreamento, ao vivo da orbita da Endeavour e da ISS
Atualização:
O ônibus espacial Endeavour partiu nesta quarta (15), às 19h03 (horário de Brasília), do Centro Espacial Kennedy, como previsto pelo centro de controle.
O Endeavour levará uma tripulação de sete astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) para instalar nova seção de um módulo de pesquisa japonês.
A Nasa já anunciou que vai aposentar os ônibus espaciais. A manutenção da ISS dependerá, por um longo período, das naves russas Soyuz.
Atualização: 01:24 BRT
Vários pedaços se desprenderam hoje do tanque externo do ônibus espacial "Endeavour" e pelo menos um deles atingiu a estrutura da nave, mas as autoridades da Nasa (agência espacial americana) asseguraram que não deve ser um problema sério.
O "Endeavour" partiu em uma missão de 16 dias à Estação Espacial Internacional (ISS) após cinco adiamentos por causa, primeiro, de problemas com esse mesmo tanque externo, e depois das más condições de tempo na região do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Os pedaços soltos foram detectados poucos minutos depois do lançamento pelas câmeras do tanque externo.
Uma das primeiras operações que os astronautas da nave realizarão amanhã será revisar o escudo térmico e a estrutura da nave.
"Não consideramos que isso seja um problema", disse em coletiva de imprensa após o lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, William Gerstenmeir, administrador adjunto para operações espaciais da Nasa.
Segundo ele, as marcas brancas mostradas nas imagens provavelmente são "danos na pintura, não fissuras profundas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário