Após oito anos fechada, coroa da estátua da Liberdade reabre ao público


Estátua da Liberdade

Por 'razões de segurança', desde 11 de setembro de 2001 visitantes só eram permitidos na base da estátua.


Um ícone da paisagem nova-iorquina, a coroa da Estátua da Liberdade será reaberta ao público depois de quase oito anos fechada por medo de ataques terroristas.

Era segunda-feira, 10 de setembro de 2001, quando um turista espremeu sua câmera pela última vez contra a pequena janela da coroa e tomou uma foto olhando da ilha de Manhattan. A vista era então dominada pelas Torres Gêmeas do World Trade Center.

Na manhã seguinte, antes de a Ilha da Liberdade abrir para turistas, aviões atingiram as torres, que desapareceram.

Desde então, por razões de segurança, a coroa da Estátua da Liberdade estava fechada ao público. Os visitantes podiam chegar apenas até o pedestal do famoso monumento.

A ordem de reabertura foi dada pelo presidente americano, Barack Obama, cuja decisão também tem significado político. E não apenas porque a ocasião escolhida foi este sábado, 4 de julho, dia em que os EUA celebram sua independência.

Para o correspondente da BBC Matthew Price, a medida "é um novo sinal de como o novo presidente está determinado a repensar o foco na segurança nacional que dominou o mandato de seu predecessor", George W. Bush, na Casa Branca.

Como disse um turista americano que visitava a estátua, é um sinal de que os Estados Unidos "estão novamente se tornando um lugar melhor".

No ano passado, quase três milhões de turistas visitaram a ilha na qual a estátua se localiza. Uma vez reaberta, apenas 240 por dia poderão ter acesso à coroa. Eles precisarão marcar a visita com antecedência e subirão em grupos com no máximo dez pessoas.

Até a coroa são 354 degraus, os últimos 150 em forma de uma espiral estreita pelo que se pode chamar o "esqueleto" da estátua.

Lá em cima, descreveu o correspondente, a vista de Nova York "não é impressionante". "A estátua está orientada para o leste, para a França “ o país que a construiu e a deu aos EUA em comemoração ao centenário de sua independência. Por isso as pequenas janelas da coroa também olham para o leste, passando pelo porto de Nova York e a ponte Verrazano Narrows e daí para o Atlântico", escreveu.

Para ver a agora mudada paisagem de Manhattan, disse o repórter, é preciso virar o pescoço e se inclinar em direção à ilha.

"Mas não desanime: esse é um dos mais reconhecidos lugares turísticos do mundo", afirmou. "Para os poucos que conseguirem tíquetes, será uma emoção."

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails