USP decide antecipar férias de 3.000 alunos após confirmar 3 casos de gripe suína

Três casos na USP

A FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP decidiu antecipar as férias de 3.000 alunos de graduação em uma semana após a confirmação de três casos de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1). A Cásper Líbero, em São Paulo, também decidiu nesta quinta-feira adiantar as férias de 3.500 alunos.

Inicialmente, na tarde desta quinta-feira, a faculdade divulgou um comunicado para os alunos onde recomendava que os estudantes do 3º ano de economia matutino e aos alunos do 3º ano de contabilidade, permanecessem em casa, em isolamento voluntário, nos próximos sete dias. No entanto, a instituição decidiu pouco tempo depois antecipar as férias para os alunos de graduação.

Os cerca de 500 estudantes da pós-graduação tiveram as aulas suspensas por uma semana e os funcionários da faculdade não tiveram suspensão das atividades, segundo a assessoria de imprensa da FEA.

A faculdade indicou que, em casos do aparecimento de sintomas, os alunos devem procurar os hospitais Emílio Ribas, das Hospital das Clínicas.

Os professores também receberam hoje o comunicado da FEA, que recomendou que eles se reorganizem em relação às atividades acadêmicas, além de ficarem atentos ao aparecimento de sintomas. Os funcionários também foram comunicados. A cartilha da Associação Médica Brasileira também foi enviada, junto ao comunicado, para orientação.

Cásper Líbero

A Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, antecipou as férias de seus 3.500 alunos após ser certificada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que duas alunas estão com gripe suína.

De acordo com a assessoria de imprensa da Cásper Líbero, as aulas seriam interrompidas para as férias no dia 1º, mas com a confirmação dos casos, os alunos estão de férias a partir das 19h desta quinta-feira. As aulas serão retomadas no dia 31 de julho.

Por meio de um e-mail, a faculdade informou aos alunos sobre a antecipação das férias. No comunicado, a Cásper Líbero informa que alunos e professores das turmas das alunas infectadas serão comunicados especialmente pela faculdade, como orientou a Anvisa.

As alunas infectadas cursam jornalismo na Cásper Líbero e cursam o 3º e 4º período. A Folha Online apurou que a estudante do 3º ano de jornalismo foi contaminada por uma amiga, que viajou recentemente à Argentina. A assessoria ainda não tinha informações sobre como as alunas foram contaminadas, mas informou que elas passam bem.

UEL

A direção da UEL (Universidade Estadual de Londrina) decidiu hoje suspender todas as aulas e atividades administrativas devido a gripe suína. A suspensão vale entre hoje e a próxima segunda (26) e atinge 24 mil pessoas --sendo 16 mil estudantes e os demais, docentes e servidores.

Segundo a direção da universidade, a suspensão foi determinada em uma reunião de emergência do conselho de administração. O que levou os dirigentes a adotarem a medida foi o fato de servidores e estudantes terem entrado em contato com uma estudante da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que teve diagnóstico positivo para a gripe suína.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Fonte: FOLHA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails