Temperaturas podem chegar a 0ºC no Sul com frente fria, alerta Defesa Civil

A semana começa com frio e chuva nos Estados do Sul do país devido à chegada de uma nova frente fria na região. Por isso, a Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, enviou um alerta de frio intenso e temporais às defesas civis dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nesta segunda e na terça-feira (23), áreas de instabilidade causam temporais no sudoeste e oeste do Paraná, do oeste ao sul de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. As chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento forte e descargas elétricas, alerta a secretaria.

Já a partir da quarta-feira (24), a atuação de uma nova massa de ar de origem polar provoca uma queda acentuada nas temperaturas na região Sul. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os termômetros podem marcar entre 0ºC a 3ºC, nas áreas mais altas, e entre 5ºC e 10ºC nas demais regiões.

Já no Paraná, as temperaturas mínimas devem oscilar entre 1ºC e 4ºC nas áreas serranas e entre 6ºC e 11ºC nas demais regiões do Estado.

A Defesa Civil alerta para a possibilidade de o ar frio favorecer a formação de geada na campanha e no oeste gaúcho. Já na quinta-feira (24), há possibilidade de formação de geada entre o oeste e sul de Santa Catarina, em todas as regiões do Rio Grande do Sul e no sul, sudoeste e oeste do Paraná.

A Sedec recomenda que os agricultores tomem as medidas preventivas necessárias para minimizar os efeitos da geada. Alerta ainda para que as autoridades deem atenção especial aos moradores de rua neste período.

O alerta, baseado em informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foi enviado para evitar perdas e danos e possibilitar à população e aos governos estaduais que adotem medidas de prevenção.

Fonte: INPE

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails