Secretário-geral da ONU pede fim do "uso da força" contra protestos no Irã

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon apelou nesta segunda-feira para que haja uma interrupção imediata das "detenções, ameaças e do uso da força" contra civis no Irã na sequência do país disputada eleição presidencial.

Ban, cuja única declaração anterior sobre a crise tinha sido um apelo para que a vontade popular fosse respeitada, direcionou mais claramente as suas críticas às autoridades pela repressão aos protestos.

Na declaração divulgada pelo seu gabinete de imprensa, Ban disse que estava consternado com a violência pós-eleitoral, "particularmente o uso da força contra civis", e exortou as autoridades iranianas a respeitarem os direitos civis e políticos básicos.

Desde o dia 13 deste mês, manifestantes protestam quase diariamente nas ruas de Teerã e de outras grandes cidades iranianas contra supostas irregularidades na eleição do dia anterior, que deu a vitória ao presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Segundo a TV iraniana, dez pessoas morreram nos protestos do último sábado, e a Guarda Revolucionária do país agiu duramente para reprimir protestos nesta segunda-feira. Há informações não confirmadas de que mais de cem pessoas teriam morrido desde o início dos protestos.

Na declaração, o secretário-geral pediu que o governo iraniano e a oposição resolvam pacificamente as suas divergências, por meio do diálogo e dos meios legais.

Fontes: Reuters - France Presse

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails