OMS se reúne com governos e anuncia pandemia de gripe suína

Diretora-geral dará entrevista coletiva nesta tarde; Suécia informa em comunicado oficial elevação de nível

GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) já anunciou para os governos a elevação da classificação da gripe suína para o nível seis, que indica pandemia. O governo da Suécia informa em comunicado oficial sobre a elevação do nível, informa o jornalista Jamil Chade, de Genebra. A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, fará o anúncio oficial em entrevista coletiva às 13 horas de Brasília.

Segundo o último balanço, os casos de infectados pelo vírus AH1N1 já somam 27.737 em 74 países, com 141 mortos, desde o final de abril. A elevação do nível acontece após uma reunião de emergência com especialistas para discutir a disseminação do surto da gripe, onde os critérios para elevar o nível de alerta foram analisados.

Na quarta-feira, 10, Chan conversou por telefone com os ministros de saúde dos países mais afetados pelo vírus e, nesta quinta-feira, deve convocar os embaixadores de vários países, segundo informações de fontes da OMS.

A Espanha se encontra entre os oito países com mais casos da gripe A, seguida pelos Estados Unidos, que supera os 13 mil, México, com 6 mil, e Canadá, com mais de 2 mil. Japão, Reino Unido e Chile são os outros países com mais número de afetados.

A OMS reconheceu esta semana que a declaração de uma pandemia é iminente e que não o fez antes é porque está preparando o mundo para que se entenda corretamente esse passo.



Brasil

O Ministério da Saúde do Brasil confirmou na tarde de quarta-feira, 10, mais três novos casos de Influenza A (H1N1). Contraíram o vírus dois moradores de Santa Catarina, que mantiveram contato com pessoas infectadas antes, e um de São Paulo, que viajou para o exterior. Segundo a pasta, os três estão em tratamento e passam bem.

Com isso, chega a 43 o saldo de infectados no Brasil. São Paulo responde por 18 deles, seguido pelo Rio de Janeiro, com 9, e Santa Catarina, com 8. Tocantins e Mato Grosso registraram 3 e 2 casos respectivamente. Os demais foram verificados no Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Apesar de 11 pessoas terem sido contagiadas no País, o ministério considera a transmissão limitada. A pasta ainda acompanha o estado de 45 pacientes, que aguardam o resultado de exames para saber se estão com a doença.


OMS

A OMS havia reconhecido nesta semana que a declaração de uma pandemia era iminente, e disse que ainda não havia ocorrido porque era preciso preparar o mundo para que entenda esse passo corretamente.

"O vírus continua se estendendo pelo mundo, e a atividade do mesmo está aumentando em diferentes países. Estamos cada vez mais perto de uma situação pandêmica, mas a OMS está trabalhando duro para preparar os países e as pessoas", disse o diretor-geral adjunto, Keiji Fukuda.

"Queremos que seja muito bem entendida a mensagem se declaramos a fase 6 de pandemia, isso significa que o vírus se estende e que há contágios estáveis em comunidades em países de várias regiões", assinalou Fukuda.

Porém ele esclareceu que "isso não significa que o vírus tenha se tornado mais grave, que a doença seja mais séria e que a taxa de mortalidade tenha aumentado". Até agora, um total de 26.563 casos foram comunicados à OMS por parte de 73 países, com 140 mortes.


Estudantes de Hong Kong fazem fila para medir temperatura; escolas do país foram fechadas


Fontes: FOLHA - Efe- Reuters - AP - G1

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails