O número de casos confirmados no Brasil de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- subiu para 131, informou o Ministério da Saúde nesta sexta-feira. Segundo o Ministério da Saúde, todos os pacientes passam bem. Em apenas um dia, foram confirmados mais 17 casos, sendo 14 somente no Estado de São Paulo.
O número é mais que o dobro do total de casos registrados até a sexta-feira passada (12), quando havia 54 pessoas infectadas com a doença no país. Na ocasião, o Ministério da Saúde investigada 70 casos suspeitos. Hoje, há 166 casos suspeitos em análise em diversos Estados brasileiros.
Além dos 14 novos casos confirmados em São Paulo --Estado que soma 55 confirmações da doença--, foram confirmados dois casos em Goiás e um no Rio Grande do Norte.
Entre os 131 pacientes infectados pelo vírus da Influenza A (H1N1), 23 foram contaminados no Brasil ao ter contato com pacientes vindos do exterior (autóctone).
"Desse modo, o Ministério da Saúde considera que a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de sustentabilidade da transmissão do vírus da Influenza A (H1N1) de pessoa a pessoa", informou a pasta. Ao todo, foram descartados 530 casos.
Os Estados onde há confirmação da doença são: São Paulo (55), Santa Catarina (26), Minas Gerais (19), Rio de Janeiro (15), Tocantins (4), Distrito Federal (3), Espírito Santo (2), Goiás (2), Mato Grosso (2), Bahia (1), Rio Grande do Norte (1) e Rio Grande do Sul (1).
Escola
Nesta sexta-feira, a escola Pueri Domus de São Paulo confirmou que dois alunos contraíram o vírus da gripe suína. Porém, o Ministério da Saúde não confirmou se os dois casos estão contemplados na lista divulgada hoje. A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comenta casos isolados.
Devido aos casos, a escola cancelou a festa junina que aconteceria neste sábado (20) e recomendou que todos os alunos que tiveram contato com os estudantes infectados ficassem em casa.
Suspeita
O secretário de Saúde do Estado do Rio, Sérgio Côrtes, pode estar com gripe suína. Segundo nota divulgada pela secretaria, Côrtes está em isolamento domiciliar e todos os funcionários que tiveram contato próximo com ele serão monitorados.
Ainda de acordo com a nota, amostras de secreção respiratórias foram colhidas para exames específicos de detecção do vírus influenza A (H1N1), que causa a nova gripe. A assessoria de comunicação não informou quando será divulgado o resultado do exame nem se Côrtes será substituído no cargo.
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Brasil tem 52 hospitais para casos de gripe suína; 0800 tira dúvidas
O Ministério da Saúde divulgou a lista de 52 hospitais espalhados por todos os Estados do país e no Distrito Federal preparados para atender eventuais casos de gripe suína --a gripe A (H1N1)--, que avança por diversas partes do mundo. Ontem, o ministério confirmou quatro casos no Brasil.
Atendentes do Disque Saúde do Ministério da Saúde foram treinados para tirar dúvidas da população sobre a doença. O número é o 0800-61-1997.
A escolha dos hospitais obedeceu ao critério de referência. Eles recebem esse nome pois possuem estrutura para detectar de forma precoce os sintomas da doença, estabelecer tratamento e isolamento se necessário. Veja abaixo a relação dos hospitais.
Hospitais de referência
AC
Hospital Geral das Clínicas de Rio Branco (Rio Branco)
AL
Hospital Escola Doutor Hélvio Auto (Maceió)
Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Maceió)
AM
Fundação de Medicina Tropical (Manaus)
AP
Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (Macapá)
BA
Hospital Otávio Mangabeira (Salvador)
CE
Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza)
Hospital São José de Doenças Infecciosas (Fortaleza)
DF
Hospital Regional da Asa Norte (Brasília)
ES
Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Vitória)
GO
Hospital de Doenças Tropicais (Goiânia)
Hospital Materno Infantil (Goiânia)
MA
Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (São Luiz)
MG
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte)
MS
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossiam (Campo Grande)
MT
Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (Cuiabá)
PA
Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará (Belém)
PB
Hospital Universitário Lauro Wanderley (João Pessoa)
PE
Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (Recife)
PI
Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (Teresina)
PR
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (Curitiba)
Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná da Universidade Estadual de Londrina (Londrina)
Hospital Ministro Costa Cavalcanti (Foz do Iguaçu)
Hospital de Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde (Curitiba)
RJ
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Rio de Janeiro)
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Rio de Janeiro)
Hospital Central IASERJ (Rio de Janeiro)
Hospital Universitário Dr. Pedro Ernesto (Rio de Janeiro)
RN
Hospital Gizelda Trigueiro (Natal)
RO
Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Porto Velho)
RR
Hospital Geral de Roraima (Boa Vista)
RS
Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (Pelotas)
Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre)
Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre)
Hospital Universitário de Santa Maria (Santa Maria)
Hospital Geral de Caxias do Sul (Caxias do Sul)
Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo (Passo Fundo)
Hospital Santa Casa de Uruguaiana (Uruguaiana)
Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande (Rio Grande)
SC
Hospital Nereu Ramos (Florianópolis)
Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis)
Hospital Regional Lenoir Vargas Ferreira (Chapecó)
SE
Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Aracaju)
SP
Hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas)
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (Ribeirão Preto)
Hospital de Base da Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (São José do Rio Preto)
Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (São Paulo)
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (São Paulo)
Hospital de Infectologia Emilio Ribas (São Paulo)
Hospital Estadual de Bauru (Bauru)
Hospital Guilherme Álvaro (Santos)
TO
Hospital Geral de Palmas Doutor Francisco Aires (Palmas)
Sobe para 87 o número de mortes causadas pela gripe suína nos EUA
O número de mortes causadas pela gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- nos Estados Unidos quase duplicou na última semana, passando de 44 para 87, segundo um balanço do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em sua sigla em inglês) publicado nesta sexta-feira. O número de infectados no país chegou a 21.449.
De acordo com a divulgação, a gripe já se estendeu para todos os Estados do país, além do Distrito de Columbia e de Porto Rico, onde há 18 pessoas infectadas.
Wisconsin é o Estado que registrou mais casos nesta semana, com 3.008 novos infectados e uma morte. O seguido é Illinois, com 2.526 contagiados e oito mortos, e o Texas, com 2.519 doentes e 10 mortes.
O Estado com maior número de mortes causadas pelo vírus da gripe é Nova York, com um total de 24.
Os outros de Estados que registraram vítimas mortais são Arizona (7), Califórnia (8), Connecticut (3), Flórida (1), Massachusetts (1), Michigan (2), Minnesota (1), Missouri (1), New Jersey (2), Oklahoma, (1), Oregon (1), Pensilvânia (3), Rhode Island (1), Utah (8), Virgínia (1) e Washington (3).
O CDC destacou que o governo americano está tomando as medidas necessárias para a fabricação de uma vacina contra o vírus da gripe suína.
Por enquanto, o vírus já foi isolado e as autoridades farmacêuticas conseguiram analisar uma amostra, com o objetivo de possibilitar a fabricação da vacina.
No entanto, o CDC advertiu que o processo levará vários meses e aconselhou que as medidas para evitar o contágio sejam divulgadas e tomadas, como lavar as mãos com frequência, evitar tocar os olhos e a boca e ficar em casa se perceber os primeiros sintomas da gripe.
OMS registra quase 45 mil casos de gripe suína no mundo
Ao menos 44.287 pessoas em 94 países e territórios já contraíram a gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)--, segundo balanço da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgado nesta sexta-feira. Em 180 casos, os pacientes morreram.
No último dia 11, a OMS anunciou que a gripe suína atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade.
Os Estados Unidos continuam sendo o país com o maior número de casos --17.855, com 44 mortes. Mas o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) informou também nesta sexta que o número de infectados chegou a 21.449, com 87 mortes.
O México, considerado o epicentro da doença, confirmou 7.624 casos e 113 mortes. Nos últimos dois dias, o país registrou 1.383 novos casos.
No Canadá, das 4.905 pessoas que contraíram o vírus, 12 morreram. No Chile, foram registrados 3.125 casos e duas mortes.
A Argentina registrou quatro mortes causadas pela gripe suína entre as 918 pessoas que contraíram a doença no país.
Reino Unido, Guatemala, Costa Rica, República Dominicana e Colômbia relataram, cada um, uma morte.
Os demais países com casos de gripe suína são Austrália (2.199), Reino Unido (1.752), Japão (690), China (519), Tailândia (518), Espanha (512), Filipinas (311), Panamá (272), Alemanha (238), Israel (219), Nova Zelândia (216), El Salvador (160), Guatemala (153), Costa Rica (149), Nicarágua (144), Peru (141), França (131), Honduras (108), República Dominicana (93), Itália (88), Holanda (87), Equador (86), Coreia do Sul (84), Cingapura (77), Colômbia (60), Venezuela (60), Suécia (43), Uruguai (36), Grécia (31), Índia (30), Egito (29), Paraguai (27), Suíça (27), Vietnã (27), Malásia (23), Dinamarca (22), Arábia Saudita (22), Turquia (20), Bélgica (19), Kuait (18), Romênia (18), Trinidad e Tobago (18), Noruega (17), Irlanda (16), Cuba (15), Jamaica (14), Finlândia (13), Bahrein 912), Líbano (12), Bolívia (11), Suriname (11), áustria (8), Marrocos (8), Hungria (7), Polônia (7), República Tcheca (5), Estônia (5), Portugal (5), Cisjordânia e faixa de Gaza (5), Barbados (4), Ilhas Cayman (4), Islândia (4), Iêmen (4), Antilhas Holandesas --Curaçao (3), Omã (3), Qatar (3), Rússia (3), Eslováquia (3), Bahamas (2), Bulgária (2), Jordânia (2), Luxemburgo (2), Emirados Árabes (2), Bermuda (1), Ilhas Virgens Britânicas (1), Chipre (1), Dominica (1), Polinésia Francesa (1), Martinica (1), Laos (1), Antilhas Holandesas --Saint Martin (1), Papua-Nova Guiné (1), Samoa (1), África do Sul (1), Sri Lanka (1), Ucrânia (1), ilha de Man (1), ilhas Jersey (1).
Fontes: OMS - AP - Reuters - Ministério da Saúde - FOLHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário