Manifestação da oposição iraniana em Teerã acaba em tiroteios


Manifestação de oposicionistas nesta segunda-feira (15) no centro de Teerã. (Foto: AFP)

Há relatos não-confirmados de feridos e de ao menos um morto.

Um tiroteio foi registrado durante a manifestação oposicionista na noite desta segunda-feira (15) no centro de Teerã, capital do Irã, segundo a TV estatal.

Segundo a reportagem, os tiros foram 'esporádicos' e não se sabe sua origem. Eles provocaram a fuga de quem estava por perto.

Uma pessoa morreu vítima de disparos, segundo um fotógrafo da Associated Press. Não há confirmação oficial.

Tiroteios também foram registrados em três diferentes bairros do norte da capital, segundo testemunhas citadas pela Reuters.

Dezenas de milhares de manifestantes oposicionistas reuniram-se no ato desta segunda, convocado pela oposição em prostesto contra os resultados da eleição presidencial de sexta-feira.

O encontro desafiou uma proibição de manifestações, estabelecida pelo Ministério do Interior.


Homem ferido após manifestação oposicionista é socorrido nesta segunda-feira (15) no centro de Teerã, capital iraniana. (Foto: AP)

Policiais ouvidos pela France Presse estimaram em ao menos um milhão o número de participantes. O protesto ocorreu no mesmo local onde costumam ser celebrados os aniversários da Revolução Islâmica de 1979.

O candidato Miss Houssein Moussavi participou da manifestação ao lado de outros líderes oposicionistas e pediu uma nova votação. Ele saiu derrotado sexta-feira pelo atual presidente Mahmoud Ahmadinejad, que tentava a reeleição, segundo os dados oficiais.

O ex-presidente reformista Mohammad Khatami criticou as autoridades por terem negado permissão para uma manifestação em Teerã e disse que a contestada eleição do país, realizada na semana passada, abriu uma fissura na confiança popular.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que "a verdadeira vontade" dos iranianos "deveria ser respeitada". "Os líderes religiosos anunciaram uma investigação sobre as eleições, mas, em última instância, os resultados das eleições no Irã deveriam ser completamente respeitados."

"Estamos preparados para participar de novas eleições presidenciais", disse Moussavi, em sua primeira aparição pública depois da votação. "O voto do povo é muito mais importante que a pessoa de Moussavi ou de qualquer outro."



Lula diz que não há prova de fraude no Irã e que quer visitar o país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, em Genebra, que "não há provas" de que tenha havido fraude nas eleições iranianas e afirmou que pretende definir uma data para visitar o país no ano que vem. "Veja, o presidente [iraniano Mahmoud Ahmadinejad] teve uma votação de 61, 62%. É uma votação muito grande para a gente imaginar que possa ter havido fraude", disse Lula em entrevista coletiva.

"Eu não conheço ninguém, a não ser a oposição, que tenha discordado da eleição do Irã. Não tem número, não tem prova. Por enquanto, é apenas, sabe, uma coisa entre flamenguistas e vascaínos", afirmou o presidente.

Lula afirmou ainda que a polêmica em torno da reeleição de Ahmadinejad não muda os planos de visitas entre representantes dos dois países.

Ahmadinejad cancelou uma visita ao Brasil marcada para maio passado, afirmando que queria esperar o fim do processo eleitoral no país. "Ele viria, pediu para esperar o processo eleitoral, mas pode vir na hora que quiser, eu recebo do mesmo jeito", disse Lula.

Questionado se pretende ir ao Irã, o presidente também foi assertivo. "Eu pretendo ir ao Irã. Pretendo arrumar uma data para o ano que vem e fazer uma visita ao Irã porque nós temos interesses em construir parcerias com o Irã, em trocas comerciais com o Irã", afirmou. "O Brasil vai fazer todas as incursões que precisarem ser feitas para estabelecer as melhores relações com todos os países do mundo, e o Irã é um deles."

Nota do Editor:

É impressionante como o nosso presidente está bem informado quando o problema é dos outros. Este governo apoia as ditaduras mesmo, senão vejamos: Cuba, Sudão, Venezuela e agora Irã.


Fontes: G1- AFP

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails