SÃO PAULO - Nota técnica publicada no website do Ministério da Saúde informa que já passa de 100 o total de casos de gripe suína confirmados no Brasil. São ao todo 109 casos, dos quais 59, ou 54%, afetam mulheres. Em mais de 86% dos casos a doença foi contraída no exterior, sendo a maioria proveniente do Estados Unidos (39) e Argentina (37).
Mesmo com a detecção de 18 (18,7%) casos de transmissão autóctone (dentro do território nacional), o Ministério da Saúde considera que a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de transmissão sustentada do novo vírus Influenza A(H1N1) de pessoa a pessoa, tendo em vista que todos esses casos têm vínculo com casos importados.

Tabela da evolução dos casos da doença no Brasil, emitida pelo Ministério da Saúde
De acordo com as informações fornecidas pelas equipes de vigilância epidemiológica das secretarias estaduais de saúde, os sinais e sintomas mais frequentes entre os casos confirmados são tosse, febre, coriza e dores musculares. Todos os casos confirmados apresentaram quadro clínico leve a moderado e passam bem.
Austrália aumenta alerta após confirmar 2 mil casos da gripe
SYDNEY - O Governo da Austrália aumentou o nível de alerta da gripe suína após confirmar 2.026 casos da doença, anunciou nesta quarta-feira, 17, a ministra da Saúde, Nicola Roxon.
A partir de agora, apenas os doentes que apresentarem um quadro mais grave terão acesso ao tratamento com o antiviral Tamiflu, enquanto os que tiverem sintomas leves deverão se conformar com medicamentos para o tratamento da gripe comum.
A iniciativa pretende garantir as reservas do Tamiflu para a possível explosão de uma epidemia em escala nacional mais grave que a atual.
Dos 2.026 casos positivos, 1.210 foram registrados no estado de Victoria, cujas autoridades não atualizam os dados da doença há vários dias, e por isso o número de infectados pode ser ainda superior.
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.
Fonte: O ESTADO DE S PAULO
Nenhum comentário:
Postar um comentário