Brasil negocia compra de 800 mil novos tratamentos contra influenza A

País já dispõe de 12,5 mil tratamentos para consumo imediato.
Gabinete interministerial se reuniu nesta tarde para discutir a doença.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, afirmou nesta segunda-feira (11) que Brasil negocia a compra de 800 mil novos tratamentos prontos para influenza A. Atualmente, o Brasil já dispõe de 12,5 mil tratamentos para consumo imediato –todos compostos de dez cápsulas específicas para tratar a nova gripe.

O objetivo da compra é preservar o estoque de medicamentos armazenados em containers, que são 9 milhões em estado bruto. Se forem abertos, o prazo de validade dos medicamentos cairia para 2012, enquanto se continuarem lacrados, valerão até 2016. O material é uma reserva estratégica “para uma eventual onda de emergência”, segundo Gerson Penna.

Ele informou também que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pediu que a Organização Mundial da Saúde (OMS) envie tratamentos do Influenza A para o Haiti, local onde há centenas de militares brasileiros que compõem a Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) naquele país. Penna destacou que 30 mil tratamentos já foram enviados para o Haiti, como forma de prevenção, embora o país não tenha registrado nenhum caso da doença.

Penna coordenou nesta tarde a terceira reunião promovida pelo Gabinete Executivo Interministerial (GEI) para discutir a gripe causada pelo vírus influenza A (H1N1). O GEI é composto por membros de nove ministérios, além da Presidência da República.

Segundo ele, a incidência da doença no Brasil é limitada até o momento. “A situação epidemiológica do Brasil é de transmissão limitada e não sustentada. Todos os casos têm forte vinculação internacional”, disse Penna.

O Ministério da Saúde confirmou no domingo (10) dois novos registros da gripe no Brasil, subindo para oito o número de casos confirmados da doença no país. Em seis dos casos, os pacientes contraíram a doença em viagens internacionais e dois foram autóctones (dentro do território nacional).

Ao todo são três pacientes infectados pelo vírus no Rio de Janeiro, sendo dois transmitidos dentro do Brasil, dois em São Paulo, um em Santa Catarina, um em Minas Gerais e um no Rio Grande do Sul.

Boletim divulgado nesta tarde mostra que o país investiga 22 casos suspeitos da nova gripe nos estados de São Paulo (10), Rio de Janeiro (2), Paraná (1), Alagoas (1), Pernambuco (3), Ceará (1) e Rondônia (1), além do Distrito Federal (3).

Nesta terça (12), os membros do GEI voltam a se reunir no Ministério da Defesa para discutir ações que as instituições federais que atuam nos portos e aeroportos terão que intensificar.

Penna acrescentou que o governo brasileiro já distribuiu 400 mil cartazes para a rede de atendimento pública, além de 4,3 milhões de panfletos nos aeroportos com informações sobre a nova gripe.


Portos e aeroportos


Nesta terça (12), os membros do GEI voltam a se reunir no Ministério da Defesa para discutir ações que as instituições federais que atuam nos portos e aeroportos terão que intensificar.

Penna acrescentou que o governo brasileiro já distribuiu 400 mil cartazes para a rede de atendimento pública, além de 4,3 milhões de panfletos nos aeroportos com informações sobre a nova gripe.

Sobe para 22 número de casos suspeitos da nova gripe no Brasil


O Ministério da Saúde informou na tarde desta segunda-feira (11) que o número de pessoas no Brasil que estão com suspeita de ter contraído a nova gripe provocada pelo vírus Influenza A (H1N1) subiu de 18, número de casos suspeitos até domingo (10), para 22. Os casos suspeitos estão sendo investigados em sete estados e no Distrito Federal.

Confira os números do Ministério da Saúde

Os pacientes com suspeita de estar com a doença estão internados em São Paulo (10), Rio de Janeiro (2), Paraná (1), Distrito Federal (3), Alagoas (1), Pernambuco (3), Ceará (1) e Rondônia (1).

Ainda de acordo com o ministério, 22 pacientes estão sendo monitorados em sete estados, por apresentarem um ou mais sintomas da gripe, apesar de não estarem incluídos na relação de casos suspeitos. O número de casos descartados subiu para 164.

Casos confirmados

O Ministério da Saúde confirmou no domingo (10) mais dois casos da nova gripe no Brasil. Com estes, são agora oito casos confirmados no Brasil, sendo seis com vínculo de viagens internacionais e dois autóctones (dentro do território nacional), informou nota do Ministério.

De acordo com o comunicado, um dos novos casos confirmados é no Rio de Janeiro e o outro, no Rio Grande do Sul, onde ainda não havia nenhum caso da doença.

Ao todo, são três os pacientes infectados pelo vírus no Rio de Janeiro, sendo dois transmitidos dentro do Brasil. Há ainda dois em São Paulo, um em Santa Catarina e um em Minas Gerais.

Recomendação

O ministério reitera a recomendação para que a população não tome medicamentos por conta própria, pois a automedicação pode mascarar ou atenuar sintomas, além de provocar resistência ao medicamento específico para a doença – que inicialmente era conhecida como gripe suína, mas acabou rebatizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para Influenza A.

O órgão recomenda também que as pessoas que sentirem algum dos sintomas e que passaram pelos países atingidos pela nova gripe a procurarem um serviço público de saúde imediatamente. O Brasil possui 52 hospitais de referência (pelo menos um em cada estado) para atendimento de casos que necessitem ser monitorados.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails