Carro atropela público em desfile da família real holandesa

Pelo menos 4 morreram e 13 pessoas ficaram feridas quando veículo atingiu o local da parada

BRUXELAS - Um carro atropelou nesta quinta-feira, 30, um grupo de pessoas que esperavam na cidade holandesa de Apeldoorn a passagem da família real durante um desfile por ocasião da celebração do Dia da Rainha no país. Pelo menos quatro pessoas morreram no incidente e outras 13 foram feridas. Não ficou claro se a família real seria o alvo.


O incidente, na cidade de Apeldoorn, parecia ter sido intencional, com as filmagens da televisão mostrando o carro destruído que continuou a dirigir em uma velocidade muito alta mesmo após atingir a multidão, até bater em um monumento de pedra. O promotor L. Goossens disse que o incidente parece ter sido um ato deliberado, mas não de terrorismo. Ele disse que o motorista do carro ficou ferido e estava sob custódia da polícia no hospital. Oito dos feridos estão em estado grave.

O pequeno carro preto ia em alta velocidade, aparentemente na direção do ônibus real, passando a poucos metros do veículo antes de bater num monumento. Pessoas foram alçadas depois que o carro desviou das grades colocadas pela polícia onde as pessoas se perfilavam para ser a popular família real, que estava a caminho do palácio Het Loo no feriado nacional do Dia da Rainha. Não se sabe como o carro conseguiu entrar na área do desfile, isolada pela polícia horas antes.


Policiais retiraram o motorista, que apresentava ferimentos, do carro e o colocaram numa ambulância. Outros oficiais prestaram socorro a expectadores feridos antes de levá-los para o hospital. Logo após o incidente, investigadores com cães farejadores examinaram o veículo a procura de explosivos e serraram o teto do veículo para uma inspeção mais apurada.

A princesa Maxima, esposa do herdeiro Willem-Alexander, olhou com expressão de horror após o carro preto passar entre a multidão e bater em um monumento no centro da cidade, a cerca de 90 quilômetros a leste de Amsterdã. O ônibus real não foi atingido e ninguém do séquito da rainha ficou ferido. O veículo da família real foi imediatamente levado ao próximo Palacio de Het Loo.

O prefeito de Apeldoorn, Fred de Graaf, disse que as festividades estavam sendo canceladas. "O medo e as imagens que a família presenciou são razões para cancelar o programa oficial", disse ele. A programação do feriado também foi cancelada na cidade portuária de Roterdã e outros eventos ao redor do país devem ser suspensos.

Centenas de milhares de pessoas dirigiram-se para as principais cidades holandesas na noite de quarta-feira e nesta quinta-feira para celebrar o feriado nacional, estabelecido originalmente para celebrar o aniversário da mãe de Beatrix, rainha Juliana.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails