Obama vai à Casa Branca nesta segunda para reunião com Bush


Obama fará visita a Bush na Casa Branca nesta segunda-feira; questão econômica e conflitos devem dominar conversa

da Efe, em Washington

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, irá à Casa Branca nesta segunda-feira (9) pela primeira vez após a vitória eleitoral do dia último dia 4, para se reunir com atual ocupante do cargo, George W. Bush. Os dois falarão sobre a situação do país, imerso em uma profunda crise econômica, e os assuntos que a nova administração terá que enfrentar, como os conflitos do Iraque e Afeganistão.

Bush anunciou o encontro na semana passada, durante um discurso aos funcionários da Casa Branca, no qual falou sobre temas relativos ao processo de transição até que Obama tome posse no cargo, em 20 de janeiro.


Em seu discurso semanal, o atual presidente americano expressou seu "pleno apoio" a Barack Obama no processo de transição e afirmou que garantir uma transferência de poderes sem contratempos será uma de suas prioridades durante o restante do mandato.

Por sua vez, Obama agradeceu a Bush a disposição para facilitar a transição à nova equipe de governo e trabalhar em um ambiente de cooperação.

"Este é o espírito de bipartidarismo que será necessário para fazer frente aos muitos desafios que enfrentamos como nação", disse o presidente eleito, em discurso de rádio.

Esta será a segunda visita de Obama à Casa Branca --em 25 de setembro, ele participou de uma reunião de emergência convocada pelo presidente Bush com a equipe econômica do governo para debater a crise financeira.

A economia será um tema muito presente, já que Washington será sede na próxima semana da cúpula do G20, convocada para discutir a crise financeira global.

Nova casa

Obama irá acompanhado da futura primeira-dama, Michelle, que terá a oportunidade de ver pela primeira vez a parte privada da Casa Branca.

O protocolo do ato será simples. Segundo antecipou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, "os Bush cumprimentarão os Obama e depois o presidente receberá o presidente eleito no Salão Oval. A senhora Bush e a senhora Obama se reunirão e visitarão a residência privada".

Nesta primeira visita oficial, o casal Obama não levará as duas filhas, Malia, 10, e Sasha, 7, mas, segundo afirmou a porta-voz, os funcionários da Casa Branca já querem conhecê-las. "Entendemos que as filhas dos Obama não os acompanharão nesta visita, mas estamos ansiosos por conhecê-las", disse Perino.

As meninas ganharam espaço na mídia nesta semana pela promessa feita pelo pai após a vitória eleitoral. Obama prometeu a milhares de pessoas, durante o discurso que pronunciou após saber que tinha vencido as eleições, que daria um cachorro a elas, cuja procedência, assim como a raça, foi amplamente debatido nos fóruns de internet.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails