Campanha entra no último fim de semana com democrata à frente.
Contagem regressiva e pesquisas mexem com o humor dos americanos.
A contagem regressiva para a votação que vai escolher o próximo presidente do país e as pesquisas que mostram vantagem do democrata Barack Obama estão mexendo com o humor dos norte-americanos.
Enquanto os eleitores do candidato democrata, que promete “mudança” estão rindo à toa, felizes, os que apóiam republicano John McCain andam irritados e mal-humorados, segundo uma pesquisa realizada pela agência de notícias Associated Press.
Segundo o levantamento, eleitores de McCain ficaram cada vez mais chateados nas últimas semanas, quando Obama pareceu se fortalecer e manter uma sólida vantagem nas pesquisas. Fustração foi o sentimento descrito por 52% dos eleitores republicanos, que disseram sentir raiva e tédio em relação à disputa. Apenas 40% deles se disse interessado pela corrida eleitoral, o que pode significar até mesmo uma menor participação deles na votação da próxima terça-feira (4).
Os eleitores de Obama, por outro lado, estão animados. Seis de cada dez desses eleitores se disseram interessados pela corrida, e 43% se disseram empolgados com a eleição, sentindo orgulho e esperança.
Segundo o mesmo levantamento de opinião, a vantagem de Obama na intenção de voto dos eleitores é de oito pontos percentuais, 51% contra 43% de McCain.
Luta
Mas a disputa não está encerrada, e os dois candidatos estão trabalhado duro, fazendo uma série de comícios e lembrando que nada está decidido. Enquanto os democratas tentam se mostrar menos confiantes e não cantar vitória antes do tempo, os republicanos buscam animar as bases para fazer campanha e mudar o sentimento de desânimo.
O foco dos dois candidatos são os chamados “campos de batalha”, estados em que a votação está disputada e os dois candidatos ainda têm chance de conquistar os votos no Colégio Eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário