Obama e Bush iniciam transição com encontro na Casa Branca


WASHINGTON - O presidente dos EUA eleito, Barack Obama, coloca os pés no Salão Oval da Casa Branca pela primeira vez nesta segunda-feira, 10, quando se encontrará com o presidente George W. Bush para discutir a transição de governo. Diante de uma das mais turbulentas transferências de poder da história dos EUA - com duas guerras, ameaças terroristas e uma gravíssima crise financeira -, as equipes de Bush e Obama têm trabalhado com um grau de cooperação sem precedentes, segundo assessores e analistas.

Bush e Obama reúnem-se nesta segunda na Casa Branca, em um tradicional encontro do qual participam suas mulheres. A reunião ocorrerá menos de uma semana após a eleição presidencial - muito antes do que ocorreu em transições anteriores. O momento é considerado histórico, já que o primeiro presidente negro do país se prepara assumir o posto no dia 20 de janeiro, com o controle das duas casas do Congresso garantido. Bush e Obama devem discutir o colapso econômico e as guerras do Iraque e o Afeganistão.

A urgência do encontro é apenas um dos indicativos do esforço conjunto realizado pelos dois times, uma vez que o rancor da época da campanha parece ter sido deixado de lado. "Vou com o espírito do bipartidarismo, e o senso de que tanto o presidente como vários líderes no Congresso reconhecem a gravidade da situação agora e querem fazer algo", disse Obama na semana passada sobre a visita. "Garantir uma transição sem empecilhos é prioridade durante o restante do meu mandato", disse Bush. "Minha equipe trabalhará duro para que o próximo presidente possa chegar já trabalhando."

O republicano criou um conselho para coordenar a transição, que está liberando o acesso a membros da equipe de Obama. Logo na quinta-feira, o diretor de inteligência, Mike McConnell, encontrou o presidente eleito para sua primeira reunião sobre segurança nacional. Joshua Bolten, chefe de gabinete de Bush, disse que está preparando uma simulação para os funcionários do democrata se prepararem para um eventual atentado terrorista. O Departamento do Tesouro também permitirá que a equipe de Obama acompanhe o trabalho. Segundo o porta-voz da Casa Branca, Tony Fratto, o Tesouro quer enviar um sinal de que não haverá mudanças abruptas.

Decisões importantes, como as que requerem acesso a dados sigilosos, ainda não foram discutidas pelos dois times. Mas desde terça-feira, dia da eleição, o que se viu foi um maciço trabalho de integração. De um lado, assessores de Bush trabalham para preparar uma passagem tranqüila e, de outro, a equipe de Obama determinada a agir com rapidez. O presidente eleito tem reforçado que o país possui um único presidente, e que no momento é o Bush.

Obama e sua mulher, Michelle, devem chegar na Casa Branca na tarde desta segunda, quando serão recebidos por Bush e a primeira-dama Laura. Depois de posar para as câmeras, o presidente e o presidente eleito ainda se reúnem privadamente. No encontro, Oama fará um tour por sua nova casa e seu novo escritório, guiado pelo homem que guarda os segredos conhecidos apenas pelo restrito clube de presidentes. Assim, o democrata poderá saber onde está escondido o depósito de armas no Salão Oval ou os comandos secretos de comunicação. Obama já esteve na Casa Branca antes, inclusive em um encontro emergencial sobre a crise financeira em setembro, mas o porta-voz de Obama afirmou que o ele jamais esteve no Salão Oval.

Segundo os analistas, o modo como está sendo feito a atual passagem de poder pode ser também um reflexo da chegada complicada de Bush, em 2001. Após os problemas na disputa com o democrata Al Gore, a equipe do republicano teve apenas cinco semanas para se preparar para assumir. Para a comissão que investiga o 11 de Setembro, isso ajudou a abrir brechas na segurança do país.


Obama leva filhas à escola em Chicago, antes de ir para Washington para primeiro encontro com Bush

Obama deve anular 200 ordens executivas de Bush

Lula negocia encontro com Obama

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está negociando um encontro privado com o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, um dia antes da reunião de chefes de Estado do G20 no próximo sábado em Washington.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails