O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse esperar que o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, ajude a “reconstruir” as relações entre os dois países.
Em um discurso em Washington após a reunião dos chefes de estado do G20, o líder russo disse que uma nova administração americana poderá lidar com o que descreveu como “falta de confiança mútua necessária”.
Medvedev disse que pretende se encontrar com Obama logo após sua posse, em janeiro.
“As relações entre Rússia e os Estados Unidos precisam de confiança mútua. Nós depositamos nossas esperanças na chegada da próxima administração americana”, disse.
Medvedev também indicou que a Rússia poderia revisar sua posição sobre os planos americanos de instalar um escudo antimísseis no leste europeu.
Há duas semanas, o presidente russo disse que instalaria mísseis de curto alcance no enclave de Kaliningrado para "neutralizar" o sistema antimísseis americano planejado para ser implantado na Polônia e na República Checa.
Mas, no sábado, Medvedev baixou o tom do discurso dizendo que a Rússia não será a primeira a agravar a situação.
“Nós não vamos fazer nada até que os Estados Unidos dêem o primeiro passo”, disse.
Medvedev disse estar sendo encorajado por sinais de que Obama estaria menos entusiasmando com o escudo antimíssieis do que o presidente Bush.
“O primeiro sinal que recebemos mostra que nossos parceiros planejam pensar melhor sobre o programa antes de simplesmente carimbá-lo.”
O presidente russo também sugeriu pela primeira vez que Moscou aceitaria mudanças nos planos americanos em vez de exigir sua extinção pura e simplesmente.
“Nós temos a chance de resolver o problema seja por meio de um acordo sobre um sistema global ou pelo encontro de uma solução, dentro dos programas existentes, que satisfaçam a Federação Russa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário