Piorou. O Brasil deve crescer apenas 2,4% no ano que vem, segundo a nova fornada de previsões da Economist Intelligence Unit (EIU), na revisão publicada hoje de sua "Perspectiva Global". Sim, saem mais previsões econômicas do que pizza dos fornos nas noites de sábado em São Paulo. De resto, previsões econômicas andam mais desacreditadas do que de hábito. O mais importante é que, a cada estimativa, revistas cada vez mais rapidamente, as perspectiva pioram. Na previsão de 23 de outubro, o Brasil cresceria 2,7% em 2009, segundo a EIU. A pior notícia para nós e todo mundo, porém, é que a EIU faz as previsões mais sombrias a respeito do comércio mundial: encolheria 0,5% no ano que vem, o que seria ainda pior para nossas exportações (o FMI prevê ainda crescimento de 2,1% para o comércio mundial em 2009).
No texto de abertura da EIU: "A perspectiva econômica global continua a ficar mais sombria. Não apenas o jorro de dados ruins fornece mais evidências da gravidade da reversão econômica em curso na maior parte do mundo desenvolvido, mas também muitos mercados emergentes em regiões-chave agora mostram sinais tensão crescente ou estão em crise aberta".
Abaixo, segue uma tabela resumida de previsões da EIU e se republicam as tabelas com as estimativas mais recentes do FMI (6/11) e da OCDE (13/11) (a OCDE é a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Nenhum comentário:
Postar um comentário