Com Obama no comando, Presidência chega ao YouTube

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, grava pela primeira vez, nesta sexta-feira, mensagem semanal do Partido Democrata não apenas para o rádio, mas também em vídeo, segundo informação publicada nesta sexta-feira no site do jornal "The Washington Post". A mensagem, normalmente com quatro minutos de duração, vai ser disponibilizada no site YouTube e também na página de Obama na internet com informações sobre a transição.

A mensagem será gravada nesta sexta-feira no escritório de transição do democrata, em Chicago. "Esse é apenas um dos muitos meios que vão ser usados por ele [Obama] para se comunicar diretamente com a população americana e fazer a Casa Branca e o processo político mais transparente", afirmou o porta-voz Jen Psaki, nesta quinta-feira.

Além das mensagens nas rádios e internet, funcionários da equipe de transição dizem que Obama vai participar de entrevistas em vídeos e bate-papos pela internet. O objetivo, segundo assessores, é mostrar a cara ao governo. Nas próximas semanas, por exemplo, integrantes da equipe de transição e especialistas em políticas de governo também vão gravar vídeos.

Nesta quinta-feira, Valerie Jarret, um dos principais integrantes da equipe de transição, gravou um vídeo de dois minutos que listou as principais atividades e decisões tomadas na semana anterior. "O presidente eleito adotou as mais estritas regras de ética postas em prática durante uma transição", disse Jarret, diante de uma câmera de vídeo.

O uso da internet na Casa Branca, no entanto, não é novidade. O presidente George W. Bush disponibilizava notícias, podcasts e vídeos no site http://www.whitehouse.gov . A seção Pergunte à Casa Branca periodicamente realizava chats desde 2003. Em janeiro daquele ano, Bush participou pessoalmente de uma conversa, durante uma viagem ao Oriente Médio.

Mais acessível

Mas analistas políticos acreditam que a campanha inovadora de Obama vai estabelecer um novo patamar de comunicação entre público e a Casa Branca. "A equipe de Obama escreveu um livro sobre como usar o YouTube em campanhas políticas. Eles não apenas atingiram um público incrível --postando mais de 1800 vídeos que foram vistos mais de 100 milhões de vezes-- mas eles também usaram os vídeos para cultivar o senso de comunidade entre apoiadores", disse Steve Grove, chefe da seção de notícias e política, em vídeo postado no YouTube .

Já Ellen Miller, da Sunlight Foundation, entidade sem fins lucrativos que luta pela transparência no governo, comemora a iniciativa do futuro governo. "Estamos vivendo, finalmente, na era da internet. O conteúdo não é disponibilizado em um horário estabelecido e pode ser acessado sempre que houver interesse. Não sei se isso necessariamente cria transparência --ainda continua sendo conteúdo controlado, vindo de apenas um lado. Mas cria precedentes para uma presidência mais acessível", disse.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails