Satélite patrocinado pelo Google envia primeira imagem da Terra


a France Presse, em Washington

Um satélite que tem patrocínio do Google enviou na quarta-feira (8) à Terra sua primeira imagem, em um teste bem-sucedido da câmera que vai fornecer imagens para serviços como Google Earth e Google Maps. O satélite GeoEye-1, lançado em 6 de setembro nos Estados Unidos, enviou uma imagem em alta resolução do campus de uma universidade da Pensilvânia.

De acordo com a GeoEye, a imagem da Universidade Kutztown foi tirada na terça-feira (7), quando o satélite estava em uma órbita a 681 km de altura sobre a Costa Leste dos Estados Unidos.

"Nós esperamos que a qualidade da imagem melhore à medida que demos continuidade às atividades de calibragem", afirma Brad Peterson, vice-presidente da fabricante.

O principal cliente do GeoEye-1 é a Agência Nacional de Inteligência Geoespacial, do governo dos Estados Unidos, mas o Google contribuiu com uma grande parcela dos US$ 500 milhões investidos no projeto e tem direito exclusivo sobre uso comercial das imagens.

Em razão de preocupações com a segurança nacional, os clientes governamentais do satélite vão receber fotos em resolução maior que as empresas, como o Google.

Mesmo assim, a expectativa é que as fotos fornecidas pelo GeoEye-1 sejam de melhor qualidade do que as existentes no Google Maps e Google Earth atualmente.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails