S&P alerta para falências da General Motors, da Ford e da Chrysler

A agência de notação internacional Standard & Poor’s (S&P) alertou hoje para o fato das fabricantes de automóveis norte-americanas General Motors, Ford e Chrysler poderem ser forçadas a declarar falência devido ao abrandamento econômico global e à quebra das suas vendas nos Estados Unidos.

Pedro Duarte

Ao falar em entrevista à agência Bloomberg, o analista da S&P Robert Schulz afirmou que “em algum momento, os fatores macroeconômicos poderão esmagar” as três maiores fabricantes de automóveis dos EUA, mesmo com estas empresas empenhadas em reformar as suas operações.

Ontem, a S&P alertou que poderá cortar para ‘lixo’ a sua notação das obrigações emitidas pela General Motors e da Ford, devido às perspectivas de que a procura de carros vá cair em 2009 para os níveis mais baixos dos últimos 18 anos.

As três fabricantes automóveis encontram-se sob forte pressão, com a deterioração da crise de crédito tornando mais difícil para os compradores de carros obterem créditos para financiarem as suas compras. Em Setembro, as vendas da indústria caíram 27% nos Estados Unidos, o maior recuo dos últimos 17 anos.

Robert Schulz falou que, com estas empresas tentando aumentar as suas reservas de dinheiro, qualquer declaração de falência seria um último recurso e não uma decisão estratégica.

“Não vemos isso [a declaração de falência] como algo que elas escolheriam para si”, disse.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails