Portugal: "Se nos próximos dois anos tivermos um crescimento positivo é um milagre"


Em entrevista ao Expresso, o economista Silva Lopes, ex-ministro das Finanças e ex-governador do Banco de Portugal, fala da crise, do Orçamento de Estado e da situação dos bancos portugueses.
Anabela Campos, Isabel Vicente e João Silvestre

Silva Lopes está preocupado com a economia portuguesa e teme o aumento do desemprego. Em entrevista ao Expresso, a publicar na edição impressa de sábado (caderno Economia), avisa que "se nos próximos dois anos mantivermos um crescimento não negativo é um milagre".

O economista considera o Orçamento de Estado para 2009 positivo para combater a crise embora ache que o Governo deveria ter assumido um défice mais elevado. Sobre as críticas da Oposição que acusa o Executivo de eleitoralismo, lembra que "salvar a economia não tem nada de eleitoralista".

Considera ainda que a intervenção dos Estados no sistema financeiro não tem nada de socialista. "Não estamos a avançar para nacionalizações. O que está a acontecer é os Governos a pôr dinheiro nos bancos privados para os salvar. Não é para os nacionalizar. Isto não é socialismo, é salvar o capitalismo", analisa.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails