wibiya widget
Nasa cancela nova missão de reparo do telescópio Hubble
Nasa cancela indefinidamente a quinta e última missão de reparo no telescópio Hubble (foto), prevista para fevereiro de 2009
da Efe, em Washington
As autoridades da Nasa (agência espacial norte-americana) cancelaram indefinidamente a quinta e última missão de reparo da nave Atlantis ao telescópio Hubble, prevista para fevereiro de 2009.
O documento acrescentou que a decisão foi tomada após uma avaliação do trabalho necessário para preparar a tempo uma unidade de dados que deveria ser instalada no observatório. Essa unidade substituirá a que sofreu graves imperfeições em setembro, o que obrigou ao adiamento da missão originalmente prevista para 14 de outubro.
"Fizemos todas as análises e determinamos que não podemos estar prontos para o lançamento de fevereiro", disse Jon Morse, diretor da Divisão de Astrofísica da Nasa em Washington. "Trabalharemos estreitamente com o Programa de Naves a fim de desenvolver os detalhes para uma nova oportunidade de lançamento", acrescentou.
O Hubble registrou uma série de problemas que obrigaram a agência espacial a fazer quatro missões de serviço e consertos, principalmente de seus espelhos e giroscópios. No entanto, transmitiu milhares de fotografias e informações sobre o espaço nunca antes obtidas da superfície terrestre, devido à distorção atmosférica.
Apesar dos problemas, o observatório retomou esta semana suas operações e transmitiu uma espetacular fotografia de duas galáxias a mais de 400 milhões de anos-luz da Terra.
Imagem nova do espaço
Câmera 2 do Hubble registrou um par de galáxias conhecido como Arp 147
Após ficar fora de operação por problemas técnicos, o telescópio espacial Hubble retomou seus trabalhos, anunciou nesta quinta-feira (30) o Space Telescope Science Institute (STScI), centro que coordena as operações do Hubble em Baltimore, Maryland (EUA). Para provar que o instrumento estava de volta à ativa, o instituto divulgou uma nova imagem do espaço.
Neste mês, engenheiros trocaram com sucesso um sistema defeituoso do Hubble para um computador de backup. A partir daí, aguardaram os instrumentos do telescópio serem reativados automaticamente.
A falha no sistema de dados do Hubble fez com que o telescópio ficasse sem capacidade de capturar e transmitir os dados necessários para a produção de imagens. Foram iniciados os trabalhos para mudar o telescópio para o seu modo de backup, mas a tarefa é considerada complicada Alguns canais alternativos necessários para operar dessa forma não foram acionadas desde o fim da década de 80 ou o começo dos anos 90, pouco depois que o equipamento foi lançado.
O telescópio Hubble é conhecido por ter mudado a compreensão dos cientistas sobre a origem, evolução e conteúdo do universo e forneceu imagens sem precedentes de galáxias distantes e fenômenos celestiais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário